ROTINA CORPORAL
GRAVIDEZ
ANTI-ESTRIAS E DRENANTE
MODIFICAÇÕES CUTÂNEAS
O aumento de estrogénio, progesterona e cortisol que ocorre durante a gravidez é responsável pelo aumento da retenção hídrica e vasodilatação dos capilares, que está na base da fragilidade cutânea, do inchaço, da sensação das pernas cansadas e pesadas e da perda de elasticidade, que levam ao aparecimento de estrias.
INDICAÇÕES
-
Gravidez;
-
Aleitamento;
-
Retenção de líquidos.
AÇÕES NECESSÁRIAS
-
Proteção vascular;
-
Drenar;
-
Dar elasticidade.
Aconselhamento Farmacêutico
Cuide do seu corpo de forma consistente, especialmente durante a gravidez, começando desde os primeiros meses a aplicar produtos específicos com ação plasticizante na zona abdominal, seios, ancas e nádegas para prevenir o aparecimento de estrias. Deve continuar a aplicar estes produtos após o parto.
Conselho do Personal Trainer
Praticar exercício físico durante a gravidez, para além de não fazer mal, ajuda no bem-estar da futura mamã, desde que seja com baixa intensidade e aprovado pelo médico. Caminhadas, natação, hidroginástica, yoga e pilates são boas formas de se exercitar nesta fase.
Treine o pavimento pélvico com exercícios de Kegel e faça muitos alongamentos para evitar dores nas costas.
Conselho do Nutricionista
Durante a gravidez siga uma dieta pobre em gorduras e rica em vegetais, peixes, vitaminas e grãos integrais para controlar o aumento de peso e evitar o excesso. Tenha em atenção o índice glicémico das suas refeições.
Evite alimentos crus. Lave e desinfete cuidadosamente os vegetais frescos com soluções especiais.
É importante beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia (pouco de cada vez, mas frequentemente ao longo do dia), para promover um bom funcionamento intestinal.
Não exagere com o café ou o chá. O álcool e o tabaco são absolutamente proibidos.